DIA DO ATOR


Foto de camarim - Musical O anjo da Rua Alegre - 2012

Se tem algum lugar que nos faz sentir em casa mesmo não estando própriamente em nela, este lugar é o teatro. Mesmo que por um espaço curto de tempo, aquele lugar se tornará um pouco da minha casa, um pouco do mim e um poucão de cada ator que conviverá comigo. Eles serão como minha família.

Eu me lembro de cada vez que estive no teatro para encenar algum espetáculo e da forma como ele me acolhia. Lá eu podia ouvir o barulho dos meus sapatos no assoalho de madeira, e analisava tudo que me rodeava... Urdimento, rotunda, boca de cena, platéia, coxias, varas, canhoes de luzes, camarins, escadas, cenários, objetos de cena e tudo que fazia parte daquele mundo à parte. Lá eu aprendi lições de vida, companheirismo e trabalho em equipe. Enquanto estava lá, eu poderia ser o que quisesse: Maria, João, Grissu, Pop!, Carmem, Prostituta, professora, preguiça, miserável, personagens sem nomes e poderia ter caracteristicas e dons que eu nem sabia que possuía.

Exercer o ofício de ator é muito mais que subir num palco e dizer palavras vazias... É levar outro mundo para palcos, ruas, praças, parques e onde estiver a platéia. É ter conhecimento de causa de que nada é tão fácil como parece, é trabalhar constantemente para chegar numa perfeição que de fato não existe, é estudar sobre artes que nem sempre você vai usar, mas vai precisar. É aprender a história da arte, saber diferenciar quadros, obras, musicas, filmes estilo rococó, barroco, gótico, surrealistas, dadaistas, expressionistas e compreender que por detrás da preparação do ator (corporal, vocal), há uma preparação cultural. Armazenar vivências para depois utiliza-las quando preciso. É entender que cada trabalho tras consigo épocas marcantes, autores que queriam contar sua história, personagens heróicos e mostrar A VIDA COMO ELA É (Salve Nelson Rodrigues!).

Garanto que quem é ator e tem a profissão como uma grande paixão, certamente nunca vai se fartar dessa vida. Todo dia há algo novo, plateia nova, novos cenários, textos, musicas e conflitos. Temos a oportunidade de conhecer lugares diferentes e viver muitas vidas. É como um vício, não dá pra ficar longe do palco, afinal: “Se tem algum lugar que nos faz sentir em casa mesmo não estando própriamente em nela, este lugar é o teatro.”

OBRIGADA AOS DRAMATURGOS/AUTORES/ESCRITORES POR NOS PRESENTEAREM COM OBRAS TÃO MARAVILHOSAS, AOS DIRETORES POR NOS DIRECIONAREM PELO CAMINHO CÊNICO E PARABENS À NÓS ATORES E ATRIZES APAIXONADOS! 

Comentários

Postar um comentário

thank's, grazie, Obrigada pelo comentário!!!

Postagens mais visitadas