Mas porque a ITÁLIA?



Me peguei dentro de um trem, ouvindo O SOLE MIO e sorrindo a toa. Será que alguém percebeu?

Nesse pequeno momento de quase 4 minutos de música me perguntei: - Mas porque a Itália me fascina tanto?

Sei responder essa pergunta sem hesitar. Me vem tanta coisa à memoria que já estou com sorriso aberto, e animada por contar tudo.

Lembro que tirando os vinis com histórias infantis do final dos anos 80, o primeiro vinil que ganhei lá pelos 7 ou 8 anos foi o da Marisa Monte.
Eu e a Mariana sabíamos todas as musicas e fomos acrescentando Marisa ao Trem da Alegria e os conjuntos da moda que ouvíamos.

Porém aos 8 ou 9 anos (ou até antes disso) logo minha vida mudaria. Lembro perfeitamente uma vez quando meu pai e eu fomos à uma loja de CDs e K7s (na época) que existe até hoje no largo do Belém - (Acho que o nome é Casa Derby Discos e Som). Eu poderia escolher a fita que quisesse, e optei pelo primeiro K7 de Laura Pausini, lançado 18 de maio de 1993.

Lembro que voltei pra casa, peguei o toca fitas e ouvi incansavelmente essa fita. Colocava num volume tão alto que nem percebia que cantava um italiano bem ruim ainda. Quando sabia que ela iria em algum programa de TV eu gravava em fitas e monopolizava a televisão pra ninguém assistir mais nada. Logo depois, comecei a ganhar os CDs e num deles veio no encarte o formulário para fazer parte do fã clube. Meu pai se virou para conseguir os dólares necessários e enviamos a solicitação pelo correio. Depois de um tempo a carta chegou! Com adesivos, um catalogo de produtos e a carteirinha! Agora, eu era oficialmente fã.

Em todo o lugar que eu ia, havia uma musica italiana tocando. No Carrefour antigamente havia uns telões com videoclipes passando o dia todo. Um dia quase me perdi do resto da família porque fiquei assistindo Laura Pausini, ou parando pelas televisões das lojas para ver Luciano Pavarotti. Eu realmente era louca por ele. Se na casa de alguém tinha um cd dela, eu pedi (implorava) pra tocar e cantava as musicas, fazendo as meninas me fitarem, talvez pensando: como ela sabe o que tá cantando? Na verdade naquela época nem sempre sabia, mas já entendia a maioria das palavras básicas e isso me fazia a pessoa mais especial da terra.

Nunca senti que era totalmente igual. Sempre me achei diferente. Sempre quis o que a maioria não queria, e a partir dos 12 meu maior sonho seria ir para a Itália!!! Quando fiz um curso de história da arte, lógico que a parte que mais amei foi a arte romana. Tão perfeita! A Itália é um museu a céu aberto. As paredes contam histórias e as pessoas são as peças que compõem e carregam o legado disso tudo.

Na faculdade de Artes Cênicas me identifiquei demais com o gênero da Commedia Dell'Arte e sonhava em ir pra Itália, comprar uma carroça e fazer como as cias de antigamente faziam para se apresentarem.



"Rosso di sera, bel tempo si spera." ... Mesmo com tantos filmes italianos, livros e histórias, eu queria mesmo era saber se era daquele jeito que tanto falavam. Assistir "Sob O Sol da Toscana" foi um presente para aguçar ainda mais minha vontade e agora lendo o livro, tenho detalhes íntimos de cada lugar que a autora visitou. Uma vez me perguntaram se eu era italiana ou descendente, porque não consigo falar sem usar as mãos, por falar alto e ser dramática. Mas até onde eu saiba, apenas meus ídolos são de lá. Depois de muito tempo descobri que logo que meu avô migrou da Paraíba para São Paulo, ele foi ajudado por uma família italiana que morava na Moóca, e daí vem nosso time do coração: Palmeiras!

As similaridades não terminam ai... Minhas comidas preferidas também são italianas: Spaghetti Bolognese que como quantas vezes necessário e os doces (sfogliatelle, palha italiana principalmente).

Sem sombra de dúvidas, o que amo na Itália, é a peculiaridade de cada lugar e região (paese) e o jeito das pessoas serem espontaneamente elas mesmas. É o fechar das lojas para almoçar, é a famosidade da Toscana, são as praias com pedras, garotas com narizes que denunciam de onde vem, é o sotaque gostoso demais de ouvir, é a moda, é o caos, o calor, o frio e a sonoridade de qualquer palavra derivada.

Sou completamente apaixonada por um lugar que nunca fui, mas é como se eu fosse de lá e estivesse de férias aqui no Brasil.

Com 20 anos eu conheci uma pessoa através de uma rede social e não sei que raios deu na minha cabeça que foi logo italiana. Eu não falava quase nada tão bem e era péssima em formular frases. Entendia bem, mas me travava em falar. O nome dela é Anna, fazemos aniversário no mesmo dia, e somos amigas até hoje (7 anos). Logo de cara começamos a conversar via webcam e aos poucos ela foi me ensinando o básico do básico. Lembro que treinei por semanas as palavras cucchiaio, coltello, forchetta. Dio Mio... como era dificil entender quando ela falava rápido, ou falava palavrão rsrsrs... Mas o que mais amo dessa época é que começou ali também meu amor por Nápoles.

"Vedi Napoli, e poi muori!"... Montando meu roteiro de Nápoles, Anna me soltou essa frase. Sabia que era de alguma cidade, mas saber que é sobre Nápoles faz todo o sentido. Pelo que ela me conta, é um lugar incrível! Caos, comida boa, bons cafés, gente legal, musica romântica e uma mistura de cidade velha e nova.

Ela mora em Ercolano que fica na comuna de Nápoles. Ercolano ficou muito conhecida por ter sido conservada, junto com a cidade de Pompeia, depois de ter sido soterrada pela cinzas da erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. No meu roteiro acrescentei para conhecer -  Scavi di Ercolano e a região do Vesuvio e Pompeia.

No começo foi complicado para entender todas as regiões da Itália. Pensava que era igual ao Brasil, com um estado, uma cidade e municípios. Lógico que não foge muito dessa lógica, mas não é tão fácil assim. Florença não é do lado de Roma, que não é do lado da Sicília, que não é tão perto de Puglia, ou Sardenha.

Anna me explicou e vou tentar exemplificar com uns mapas que achei por ai e com minhas palavras.



- As vinte regiões da Itália são a primeira subdivisão do país. 
- Cada região se divide em províncias. No total existem 109 províncias (110 considerando também a Vale de Aosta como província). A subdivisão seguinte é constituída pelas comunas. Em toda a Itália há 8101 comunas. Então creio eu que as comunas seriam os municipios de São Paulo, as Provincias seriam as cidades, e as Regiões os estados. Desta forma entendi melhor.

Por isso, ao saber onde se quer ir para a Itália, é só saber qual região primeiro. Esse site me ajudou bastante tbm - http://www.vamosparaitalia.com.br/regioes.html.

TOSCANA - Suas províncias são: Arezzo, Firenze, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa, Carrara, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.

SARDENHA - Suas províncias são: Caligari, Carbonia-Iglesias, Medio Campidano, Nouro, Oligastra, Olbia-Tempio, Oristano, Sassari.

VENETO - Suas províncias são: Belluno, Padova, Rovigo, Treviso, Veneza, Verona e Vicenza

EMILIA-ROMANA - Suas províncias são: Bolonha, Ravenna, Ferrara, Forli-Cesena, Modena, Parma, Piacenza, Reggio Nell´emilia, Rimini.

LÁZIO - Suas províncias são: Frosinone, Latina, Riete, Roma e Viterbo.

CALÁBRIA - Suas províncias são: Catanzaro, Cosenza, Crotone, Reggio Calabria e Vibo Valentia.

REGIÃO DA LIGÚRIA - capital Gênova. As províncias da Ligúria são:  Imperia, La Spezia, Savona, Portofino, Cinque Terre, Portovenere, Sanremo e Camogli.

CAMPANIA - Suas províncias são: Avellino, Benevento, Caserta, Nápoli, Salerno.

LOMBARDIA - Suas províncias são: Bergamo, Milão, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mantova, Monza, Brianza, Pavia, Sondrio e Varese.

PIEMONTE - Suas províncias são: Alessandria, Asti, Biela, Cuneo, Turim, Novara, Verbano, Cusio, Ossola e Vercelli.

ABRUZZO - Suas províncias são: L´Aquila, Pescara e Teramo.

BASILICATA - Suas províncias são: Matera e Potenza.

FRIULI VENEZIA GIULIA - Suas províncias são: Porizia, Gordenone, Trieste e Udine.

MARCHE - Suas províncias são: Ancona, Ascoli Piceno, Macerata, Pesaro e Urbino Fermo.

MOLISE - Suas províncias são: Campobasso e Isernia.

VALLE D'AOSTA - Aosta, a capital e única província do Valle.

SICÍLIA - Suas províncias são: Palermo, Catânia, Caltanissetta, Enna, Siracusa, Ragusa, Trapani, Agrigento, Messina, Cefalù, Noto e Taormina.

UMBRIA - Suas províncias são: Perugia, Gubbio, Todi, Spello, Spoleto, Orvieto, Città di Castello, Terni, Por fim Assis, a cidade natal de São Francisco.

TRENTINO ALTO ANDIGE - Trento, Rovereto, Bolzano, Merano.

PUGLIA - Bari (que está no calcanhar da bota) é a capital. Brindisi, Andria, Barletta, Trani, Ruvo di Puglia, Lucera, Troia, Manfredonia, Otranto, Gallipoli,  Lecce, Taranto e Alberobello.


Depois de saber de tudo isso, ficou mais fácil na hora de elaborar um roteiro, e com certeza se a Anna estiver comigo, ficará mais fácil (ela já viajou por quase toda a Itália). Eu me lembro no começo quando ela me ligava e eu morria de medo de atender o telefone. Na época graças a Deus ela falava pausadamente e eu entendia tudo, mas ficava dando OK pra tudo rsrsrs.

Hoje as coisas são tooooootalmente diferentes. Conversamos todos os dias via webcam, whatsapp e entendo perfeitamente. Esses dias encrenquei para conseguir falar "asciugacapelli" - secador de cabelo e 54.250 - cinquantaquattromila duecentocinquanta, porque não se fala como se lê (olha só como é a pronuncia http://bit.ly/1uAkuSE). Existem em italiano 5 vogais: a, i, e u têm apenas uma pronúncia possível. As vogais "e" e "o", quando tônicas, podem ter um som aberto ou fechado, como em português. Em italiano não existem sons “nasais”: é por isso que para eles é tão difícil pronunciar a palavra em português “criança”!

Lógico que pra mim as vezes rola um "Come?", "Non Capito" e coisas do tipo, mas ela me ensinou desde verbos, gírias, falar palavrão, como preparar "pasta" e hoje já me acostumei com "Che fai?", "A Dopo", "Domani" e tantas outras frases diárias. Ela grava vídeos das feiras de rua com as pessoas falando "napoletano", me manda músicas para ouvir e assim aumentei ainda mais meu gosto musical. Como vivi até então sem ouvir Gigi Finizio, Gigi D'Alessio, Giorgia, Malika, Paolo Conte, musica romântica "napoletana", mais Laura Pausini, mais Nek, Zucchero, Paolo Nuttini e Il Volo. Descobri que pelo menos em Ercolano não se fala "regione" para descrever a região de um lugar, mas sim "paese". O que me confundiu demais, porque achei que se tratava de outro país.

Eu ensinei a Anna sobre as musicas daqui, sobre as praias, feriados, comidas típicas, e ela até gosta de Ivete Sangalo. Ela entende muitas coisas que digo e conhece quase toda a minha família. 

Me peguei pensando que em 7 anos (desde que conheci a Anna) muita coisa mudou. Melhorei meu italiano, amadureci e a cada dia me sinto mais pronta e ansiosa para conhecer o país que tanto adoro. Ainda tem um grande abismo que seria a questão financeira... Realmente pra mim ainda é bem difícil por vários motivos, mas não será algo que eu vá desistir tão fácil!.

Arrivederci!!! Ci vediamo presto. 











Comentários

Postagens mais visitadas